Chinês bom de exemplo
Numa das postagens iniciais desse blog, tão logo a crise econômica ficou evidenciada, eu perguntava: "onde está o dinheiro?". É evidente que a crise foi formada a partir da migração do dinheiro, sem que americanos e europeus tomassem qualquer medida para salvaguardar as suas economias dos efeitos da migração.
Pois a China foi o primeiro país a "abrir o jogo". Além de anunciar um pacote bilionário para estimular a sua economia, ainda anunciou um superávit récorde. A China pode estar puxando a fila...ou não. O país do oriente não se furtou à responsabilidade, não quis encombrir os altos lucros, já conhecidos por todos, que teve nos últimos anos de forte crescimento. É um exemplo que deve ser seguido pelas outras nações que lucraram, enquanto os países considerados ricos, perdiam.
Inteligentemente, e elegantemente, a China demonstrou que não está mais preocupada em esperar que as finanças americanas se recuperem para seguir crescendo. Até essa excelente atitude do país oriental, que prova, mais uma vez, não estar chegando ao topo do mundo de forma gratuita, os países em desenvolvimento (ou chamados de emergentes) estavam aí, assistindo ao horrível espetáculo financeiro, e esperando o que sempre esperaram - que Europa e Estados Unidos tomassem as medidas para debelar a crise. Enquanto isso, guardavam as suas reservas para outros investimentos.
Pois está na hora desses países seguirem o exemplo chinês. O tempo de "coitadinhos", que culpavam até os seus colonizadores por todas as suas desgraças, já passou. Se esses países requerem a inclusão no grupo do G-8 (dos mais ricos do mundo), se requerem assento no conselho de segurança da ONU, está na hora de deixarem de serem carro para se tornarem guincho.
É só olhar o exemplo da bolsa brasileira hoje, depois da atitude chinesa. A bovespa se descolou completamente de Wall Street, das bolsas européias e asiáticas, que operaram em baixa, e fechou o pregão em alta. O tesouro está nos países considerados emergentes, os investidores sabem disso, mas precisam de garantias para seguir nesse rumo. A China já começou a dar.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial