terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Agressão desumana

No livro "A agressão Humana", de Anthony Storr, o autor diz que Freud considerava que "os instintos agressivos do homem ainda iam levá-lo à destruição" (apesar das aspas, a frase não é literal). É impressionante como o ser humano é destrutivo consigo, com os outros e com o próprio planeta.
As pessoas que mais maltratamos são aqueles que estão mais perto de nós. Todos os dias os jornais publicam casos de agressões de pais contra filhos, irmão contra irmão ou irmã, marido contra esposa (e vice-versa).
Ciúmes, rancor, raiva, ingratidão, são características do ser humano que ele deveria guardar para si e não colocá-las no mundo. Os nossos "instintos agressivos" estão vencendo a nossa "civilidade". Há pessoas tão destrutivas que, além de fazer mal aos que o cercam, ainda fazem mal a si próprios, com frases malediscentes e incapacidade de gostarem de si e dos outros.
O aquecimento global é uma realidade. Fala-se disso com grande constância na mídia. No entanto, poucas, pouquíssimas ações efetivas têm sido feitas para livrar o planeta desse problema que pode levar a um efeito devastador sobre a terra. As queimadas na Amazônia, o desmatamento ilegal, também são temas de constante debate. Fala-se, discute-se, mas o problema continua.
Esse verão tem sido de um calor insuportável. Penso que, no século passado ou atrasado, as pessoas, principalmente as mulheres se vestiam com pesadas roupas, cheias de babados, anáguas, mangas compridas. É certo que havia um adereço, que caiu em desuso com o abuso do ar-condicionado: o leque. Mesmo assim, nos dias atuais, haja leque para se abanar!
O aquecimento global, que era uma preocupação, hoje é uma realidade. Há cada ano, sentimos na pele os efeitos desse aquecimento. Dias quentes e noites mornas. Nos ambientes, ar-condicionados cada vez mais potentes. O senador Gérson Camata já chegou a propor que se abolisse o terno e a gravata como roupa obrigatória no senado, como medida de diminuição na conta da energia elétrica.
É possível se colocar ar-condicionado nos carros, nos escritórios, na casa, porém não se pode colocar um ar-condicionado para esfriar o planeta. Se nada for feito, o próximo a ser o rei dos animais (racional e irracionais) será o peixe, pois haverá somente água no planeta Terra.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial