quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Eleitor "safo"

Não leio os jornais baianos. Já há algum tempo eles deixaram de ser um eco da sociedade para publicar apenas o que lhes é de interesse. Eventualmente, acesso algumas de suas páginas na internete, bem como as páginas dos jornais de circulação nacional. Gosto mesmo de me informar através dos blogs de jornalistas (aliás, ainda não sei exatamente qual é a diferença entre blog e site, porque algumas páginas, chamadas de blogs, têm tanto conteúdo e recursos quanto qualquer site).
Os blogs de jornalistas baianos e o de Paulo Henrique Amorim são os que mais me interesam. Nos últimos dias li muitas matérias falando sobre as propostas de João Henrique para o aumento do IPTU, ISS e ônibus. Li texto de jornalistas indignados, políticos dizendo-se surpresos com as propostas, leitores revoltados e estudantes articulando um protesto, basicamente contra o aumento de ônibus.
Sinceramente, não entendo o motivo para todas essas manifestações. JH foi eleito o pior prefeito entre 12 capitais e, mesmo assim, reeleito. É como diz o ditado: "Deixar-se enganar uma vez é descuido, duas vezes, é burrice". Acaso foram os militares, que dominaram o país durante mais de duas décadas, a colocar JH de volta ao Palácio Tomé de Souza? Ora, ele foi eleito pelo povo, por esse mesmo povo que agora está protestando. Afinal, esse povo achava que, coligado com todas as forças que transformaram Salvador num imenso favelão, JH iria agir de outra maneira?
O problema do povo brasileiro, em especial do soteropolitano, é achar-se "espertinho" - não precisa ler, não precisa se informar. O soteropolitano é, na gíria, "safo". Poucos saberão responder, por exemplo, em quanto Imabassahy majorou as passagens de ônibus. Ah, mas era Imbassahy, não JH! Ué, e com quem Imbassahy era coligado senão com esses que hoje estão aí, ao lado de João Henrique?
E o IPTU, cujos aumentos sempre eram contestados pelo ex-deputado e atual prefeito? É de dar dó a desinformação do povo baiano, principalmente quando se trata de política. O incrível é que Salvador, ao contrário do interior baiano, sempre foi uma cidade oposicionista. Oito anos de Imbassahy na prefeitura, com muita maquiagem, e, de repente, Salvador tornou-se situacionista de novo. Sim, porque na primeira eleição, João Henrique tinha todo um viés de oposição, mas, agora, faça-me o favor...
O prefeito sabe muito bem que está em jogo a sucessão ao governo da Bahia, em 2010. Sabe que, com toda essa recessão econômica no mundo, a presidência da república não vai ser tão generosa com ele quanto o foi no primeiro mandato, quando 2010 ainda não estava sob discussão. Ele precisa de recursos (eu acho que falta a JH idéias, pois seus recursos servem mesmo é para fazer parques) para o segundo mandato, se não os planos do seu grupo para 2010 podem naufragar. E quem é que vai pagar a conta? Ela deveria ir apenas para os eleitores "safos".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial