Dois sapatos e quinze anos
George W. Bush levou duas sapatadas. O mundo virou uma piada. O cara invade o Afeganistão, invade o Iraque, mata centenas e centenas de pessoas (não é possível saber quantas são, a mídia não divulga), ameaça o Irã e a Coréia do Norte, mantém uma prisão irregular em território cubano, território esse que boicota por puro revanchismo, promove a maior crise financeira em mais de meio século, e leva duas sapatadas?!
O jornalista que teve a coragem de atirar os dois sapatos em W. Bush foi preso e pode passar 15 anos na prisão. Quinze anos por causa de duas sapatadas! E o cara que mandou matar milhares e milhares de pessoas vai deixar a presidência dos EUA e ainda comprará uma bela casa no Texas onde irá morar.
Ainda há quem se impressione por terem existido episódios na história, como o nazismo. Quando vejo os absurdos contemporâneos entendo os fatos do passado. A justiça não pende para o lado da razão.
A ONU puniu o Iraque ao invadir o Kwait, e não foi capaz de aplicar o mesmo rigor aos EUA. A punição não é uma maneira de proteger a sociedade, é também uma proteção ao contraventor. Se a ONU tivesse aplicado sanções aos Estados Unidos, talvez evitasse essa crise econômica - seria bom para o mundo e para os EUA. As Nações Unidas não servem aos interesses do mundo, servem aos interesses dos países que têm mais poder. É tão responsável pelos problemas financeiros atuais quanto aqueles engravatados de Wall Street.
Quando olho para trás e me lembro que John Kennedy, que fez muito menos mal ao mundo, foi assassinado, e W. Bush levou duas sapatadas, penso que as armas já não estão mais em qualquer mão, estão em mãos erradas. Presidentes, de qualquer nação, deviam ser proibidos de usar segurança. Talvez assim, apenas homens de bem ousassem candidatar-se a esse cargo. Pois saberiam que seus atos bárbaros teriam conseqüências bem maiores do que esse episódio do jornalista desarmado X W. Bush cercado de seguranças.
Duas sapatadas...Francamente!

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial