quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os paulistas cochilaram

Pela primeira vez, numa final de programa para se escolher um novo ídolo musical, dois baianos estão na decisão final. Acho que é porque paulista trabalha muito, precisa acordar cedo por causa dos engarrafamentos, e o programa "Ídolos" (Rede Record) ia ao ar depois das 21h30min. Eles não assistiam e não podiam votar.
Nas duas últimas semifinais havia paulista na disputa. Na primeira, um paulistano foi eliminado. Na última quarta-feira, uma habitante do ABC. Dois baianos, Rafael Barreto e Rafael Bernardo, vão fazer a final. Inacreditável! Só mesmo o relógio para explicar.
Eles são bons. Gosto mais de Barreto do que de Bernardo. Maria Christina, do ABC, e Paulo Cremona (SP) também eram excelentes...e dançaram. A Bahia, todos sabem, é um celeiro artístico da mais alta qualidade. Só que para cada baiano que conseguia vencer no mundo artístico (na música, artes plásticas, cinema, teatro, etc) havia, pelo menos, uns 20 cariocas e paulistas.
Certa vez fui cobrir uma exibição do Balé Teatro Castro Alves - uma companhia que nada devia às companhias do Brasil ou mesmo do exterior - para um jornal da Salvador. O público adorou a exibição da coreografia sobre a revolta dos malês. A crítica do sudeste fez sérias restrições. Uma leitora baiana achou que eu havia sido "comprada" pela companhia, pois comentei a grande aceitação do público e ignorei as ressalvas da crítica.
Durante décadas foi assim, a imprensa/crítica do sudeste fazia tudo para diminuir o nosso talento. Ainda hoje isso acontece - na música axé, por exemplo. Nos programas de calouros ou para a escolha de ídolos, o axé é sempre ignorado na seleção do repertório pela sua produção e, na maioria das vezes, pelos próprios participantes.
Apesar de ainda haver restrições, a imprensa teve que se render ao público Os baianos conseguiram o seu espaço. Derrotar dois paulistas para uma final de programa na TV até parece final de novela.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial