sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Hitler baixou em Salvador

Encontro amigos que não via há algum tempo. Uma, funcionária pública, comprou um apartamento quarto e sala, cursou uma faculdade e já sonha com uma pós-graduação. Um casal comprou um carro, quitou o apartamento e o prédio do conjunto habitacional onde mora agora tem interfone, portão eletrônico e piso de granito nas escadas. Essas histórias me deixam alegres.
Chego no prédio onde dois amigos moram e o porteiro me diz que vai comprar um carro. Como assim? Porteiro comprando carro? Essa notícia me deixa eufórica . Em toda a minha vida nunca vi, nem ouvi, o porteiro de um prédio dizer que vai comprar um carro. Sinto, depois, uma certa melancolia; há 12 anos esse porteiro já poderia ter começado a pensar em comprar um carro. O povo brasileiro tirou dele essa chance nas urnas.
Outro dia assistia a um programa de TV, desses estilo "mundo cão", aqui da Bahia mesmo. Uma senhora chorava porque um barranco desabou e destruiu a sua casa. Arrasada, ela dizia ao prefeito que havia votado nele e agora estava passando por essa situação. O Brasil perdeu 12 anos, Salvador já perdeu, pelo menos, uns 30.
Como se elege um prefeito, poucos meses depois dele ter sido apontado o pior entre 12 capitais brasileiras? Tive pena daquela senhora, muito menos pena do que já senti anos atrás, quando essas pessoas estavam sob o efeito hipnótico de ACM. Tivemos cinco candidatos, das mais diversas correntes políticas, se o eleito foi JH, estão se queixando de quê?
Desde a sua reeleição, JH já mandou barraqueiros deixar o seu trabalho honesto numa área para construir um parque, já cortou os direitos a passes livres de vários necessitados, e agora declara que vai corrigir o IPTU, não de acordo com a inflação, mas de acordo com a valorização dos imóveis.
É, esse é JH, aquele que vivia entrando na justiça contra os abusos do seu antecessor. Qualquer aumento do IPTU, qualquer aprovação de novo imposto, lá estava ele "defendendo" a população. Nunca retirou uma só taxa contra a qual protestou e agora anuncia uma medida completamente nazista.
Quem, na maioria da população, tem o reajuste de salário vinculado ao crescimento do PIB brasileiro, ao crescimento (em dólar) das exportações, ou da arrecadação do governo federal? Como se pode fazer frente a um aumento de IPTU atrelado à valorização do imóvel? Imbassahy acabou com muitos clubes baianos por causa do IPTU, pelo menos não havia pessoas morando neles. JH vai expulsar os soteropolitanos de suas casas.
Tentei convencer a tantos eleitores que toda a "bondade" de João Henrique tinha a ver com os partidos que o apoiavam, e com aquele ao qual ele esteve filiado durante boa parte de seu mandato (o PDT). Ninguém quis ouvir.
Imagine quantas pessoas que moram no cabula, por exemplo, onde há construtoras interessadas em construir condomínios de luxo, vão ter dificuldades para pagar esse absurdo. Desconfio que a medida foi pensada exatamente para isso: favorecer as construtoras que estão vindo de várias partes do país aproveitar-se do PDDU, até agora em disputa judicial.
As pessoas perdem a casa, por falta de pagamento do IPTU, e as construtoras têm onde construir. Hitler foi tão perverso quanto, isolou os poloneses num gueto.
O governo de JH está apenas começando. Aquela senhora que chorou em frente às câmeras mas que, certamente, não chorou ao depositar o seu voto na urna, pelo menos não vai se aborrecer com o aumento do IPTU. Ela não tem mais casa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial