domingo, 28 de dezembro de 2008

Abaixo o desconhecimento

Dispensável a declaração da primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, de que a sua indicação para a chefiar a secretaria da cultura seria Juca Ferreira (atual ministro da cultura) e não Márcio Meirelles (atual secretário da cultura). Parece que os petistas não têm o menor pudor em demonstrarem desconhecimento, ou no popular mesmo, ignorância. Sem querer ofender a primeira-dama.
O governo Wagner prima por um erro absoluto: a ineficiência em seu sistema de comunicação. Para a secretaria de comunicação nomeou-se um engenheiro eletricista. Bem, no Brasil tudo pode. Economista já foi ministro da saúde, e, médico, ministro da fazenda. Pois a área de comunicação do governo Wagner, além de contar com a falta de boa vontade dos meios de comunicação, é um dos piores setores do seu governo.
Não fosse isso, talvez a primeira-dama estivesse mais bem informada em relação à atuação de Meirelles enquanto secretário, porque quanto ao seu inquestionável curriculum, Fátima Mendonça deveria, teria a obrigação de estar por dentro. Meirelles é um dos mais brilhantes diretores de teatro desse país, mentor do Grupo de Teatro Olodum, responsável pela peça, filme e minissérie "Ó Paí Ó", um sucesso nacional.
Márcio Meirelles também conseguiu tranformar um teatro decadente como o Vila Velha num dos mais pulsantes centros de arte da Bahia. Fez uma montagem de "Medéia", estrelada por Vera Holtz e Guilherme Leme, que foi um dos espetáculos mais "escandalosos" já produzidos na Bahia. Até Ópera, ele dirigiu. Se tudo isso não bastasse, foi o diretor do TCA que teve a coragem de fechar as portas do teatro, quando ele ameaçava desabar na cabeça do público. Foi criticado, mal visto, por ter tomado uma atitude tão radical, diante da impossibilidade de promover uma reforma no TCA bancada pelo poder público ou pela iniciativa privada.
Pois a atitude radical do ex-diretor do Teatro Vila Velha salvou o TCA e o transformou nesse magnífico templo da arte que é hoje em dia. Quanto a Juca Ferreira, o conheço muito mais pela sua luta em defesa do meio-ambiente do que por atuação na área cultural.
No entanto, não se trata aqui de se comparar os dois. Trata-se de informar à primeira-dama, talvez vítima das deficiências de comunicação do governo de seu marido, do impressionante trabalho que Meirelles vem fazendo à frente da cultura baiana. O Domingo no TCA, que acontece uma vez ao mês, com duas sessões e ingressos a R$ 1,00, onde são apresentadas produções baianas e de outros locais do Brasil. O projeto Neojibá, com a Orquestra Experimental, formada por crianças, e a Orquestra Juvenil Dois de Julho, sob a responsabilidade do maestro e pianista internacional Ricardo Castro (espero que a primeira-dama saiba quem é).
O museu Krajberg, situado em Nova Viçosa, que vai resguardar as esculturas do artista plástico polonês radicado no Brasil. A postura elegante que tem o TCA atualmente de permitir a entrada de retardatários quando algum fato extra acontece na cidade (como o engarrafamento natalino na avenida Sete). Contra Meirelles, somente o fato de ter permitido o leilão do acervo de obras de arte do escritor Jorge Amado. Poderia ter tentado uma composição com alguma grande empresa privada, como a Odebrecht ou OAS, que tanto dinheiro ganharam com obras do governo, para adquirir esse acervo, de maneira que ficasse na Bahia, pois Jorge é patrimônio dos baianos.
Se a comunicação do governador Wagner assim permitisse, informaria um pouco mais à primeira-dama (como, por exemplo, que ele trouxe de volta à ativa dançarinos do BTCA, em plena forma e saúde, que estavam mal aproveitados ou inativos recebendo dinheiro do estado). Porém ela mesma, que deve ter um computador em casa, poderia acessar um desses sites maravilhosos de informação e lá conheceria toda a biografia do secretário que tem possibilitado que o povo baiano tenha acesso à cultura, sempre tão elitizada, e se informar um pouco mais do que ele tem feito em prol do governo do seu marido. Se há alguém no governo Wagner que encarna os ideais petistas esse alguém é Márcio Meirelles. Sem a ignorância, é claro.

1 Comentários:

Às 29 de dezembro de 2008 às 10:24 , Blogger Cainã Monteiro disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial