quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Aquele abraço

O Palacete das Artes, um pequeno museu localizado na Graça, num dos poucos casarões antigos que ainda existem no bairro, está oferecendo ao público uma exposição da mais alta qualidade. Trata-se de "Abraços na Arte - Brasil/Japão", comemorativa ao centenário da imigração japonesa para o Brasil (comemorado em 2008, quando a mostra foi aberta em 12 de dezembro).
A exposição traz desde os pioneiros, como Yoshiya Takaoka e Yuji Tamaki, a artistas que ganharam maior destaque, a exemplo de Manabu Mabe, até os descendentes dos imigrantes, entre eles o filho de Manabu, Yugo Mabe. A coleção é de uma beleza extraordinária, com destaque para Yugo, um filho que consegue superar o pai na arte, na técnica, na mistura das cores.
O Palacete das Artes, concebido originalmente para ser o Museu Rodin, que dispõe, em seu acervo, de apenas quatro reproduções do artista, é um local que, só pela beleza, já encanta quem o visita - abrigando uma mostra de artistas nipo-brasileiros, o espaço fica ainda mais bonito. A entrada é franca e o visitante pode assistir ainda a um documentário sobre a imigração japonesa para o Brasil que nos esclarece, por exemplo, que há mais de um século a alfabetização já é obrigatória no Japão e porque esses imigrantes saíram da pátria, empurrados pela falta de emprego depois de uma guerra contra a Rússia.
Para ser completa, falta apenas o público em "Abraços na Arte". Mesmo sendo grátis, ele não vem prestigiando a exibição.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial