Êta vida boa!
A vitória de João Henrique, eleito o pior prefeito do Brasil entre 12 capitais, sobre Walter Pinheiro, demonstra algo bem evidente: a população carente de Salvador está com a vida ótima! Sim, porque a faixa de baixa renda, todos nós sabemos, é maioria nesta cidade, e João Henrique foi reeleito com mais de 58% dos votos. E, para uma boa parcela da faixa de maior poder aquisitivo, a vida está muito boa também. Falta de emprego? Que nada, a nossa economia, como disse o candidato vencedor, é pujante, por isso há tantos pedintes no meio da rua, eles estão ali só "fazendo uma hora".
As moradias são inadequadas, ou inexistentes? Que nada. O pessoal dorme na rua ou em minúsculos cômodos que acomodam, às vezes, uma família inteira, para "tirar onda". O transporte é ruim? Imagine...Todo esse pessoal que se acotovela nos ônibus faz isso por mera diversão.
Salvador é uma tristeza, um favelão. As pessoas sabem disso, só na sabem o que é democracia. Preferem o coronelismo. Não querem uma moradia, um bom emprego, transporte de qualidade, bons hospitais e postos de saúde, segurança nas ruas. Não, o que a população quer são obras de fachada, parques onde não se pode andar, nem crianças brincar, por falta de segurança; calçadões que destróem locais históricos; iluminação que é a própria população que paga (portanto, nada mais do que obrigação do poder público em colocá-la), asfalto em áreas centrais dos bairros, quando as ruas de dentro estão completamente esburacadas.
O povo não quer a realidade, quer a fantasia. Dinheiro, moradia, emprego, isso é o estado quem tem que dar. Certa vez li uma frase que apontava a diferença entre a população do Primeiro e do Terceiro Mundos: no primeiro, a maioria quer ser empresários; no terceiro, funcionário público. Vivemos um comunismo (onde o estado supre as carências da população) dentro do capitalismo.
Bem, o eleitor escolheu. Mas, agora, quando algum amigo se queixar da insegurança nas ruas, vou lhe mandar passear na periferia; e quando algum pedinte, na rua, me pedir um dinheiro, vou lhe indicar o gabinete do prefeito.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial