Haja petróleo!
Nos tempos da ditadura militar, os presidentes indicados chegaram a fazer contrato de risco com empresas estrangeiras para a exploração de petróleo no Brasil. É incrível o que a incompetência não faz! A Petrobrás, já há alguns anos, é exemplo de excelência em exploração de petróleo, principalmente em águas profundas, mas é quase inacreditável o desempenho da empresa nos últimos anos.
A cada dia uma nova jazida é descoberta. Dessa vez, o anúncio foi de uma descoberta em águas baianas, acima da camada de sal (o que é uma ótima notícia, porque esse pré-sal é longe demais, "sor"!). A Bahia merecia, e o presidente da Petrobrás, que é um baiano, também. Não entendo como é que um estado que tem alguns dos maiores publicitários do Brasil, dos maiores artistas, empresários e até gestores públicos, como no caso da Petrobrás, não "decola". Bem, esse é um outro assunto...
São muito boas essas descobertas da empresa brasileira, só não compreendo como é que uma empresa que faz tantas descobertas, bate tantos récordes em faturamento, tem gasolina até em carro da fórmula 1, paga tão pouco para perfurar em terras de propriedade privada.
É, a petrolífera brasileira chega a pagar salário mínimo para explorar um poço em local privativo. E você pensa que o dono da terra fica indignado? Não, ainda fica feliz, por que alguns desses "sortudos" proprietários são nordestinos, com baixíssima renda, e qualquer graninha a mais lhes faz a felicidade. Há país desenvolvido (não cabe nem citar o nome) em que a descoberta de um poço no quintal de casa cria um novo milionário. Aqui, diminui um pouco a miséria do indivíduo.
Por que a petrolífera, ao invés de dar esses "trocados" a um povo já tão explorado, não paga os poços em ações da companhia? Sim, porque essas ações podem estar em baixa agora, momentaneamente, por causa das finanças globais, no entanto renderam, nos últimos anos, 1000%. Isso mesmo, 1000%! Poderia ter tirado da miséria muitas famílias, ao invés de aumentar-lhes a dependência do dinheiro público.

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial