domingo, 5 de julho de 2009

Paz? Onde?

Essa deve ser uma piada de mau gosto. O presidente Lula vai receber, em Paris, o prêmio Houphouët-Boigny, da Unesco, por sua colaboração para a Paz. O prêmio é comumente concedido a futuros vencedores do Prêmio Nobel da Paz. Só pode ser mesmo piada. Aliás, nem o Nobel é mais o Nobel. Depois de Al Gore recebeu um Nobel pela sua vinculação com a defesa do planeta na questão ambiental - em especial por trabalhar contra o aquecimento global -, tendo sido vice-presidente de um dos países mais poluídores do mundo e completamente retrógrado no que se refere à proteção ambiental, tudo é possível.
Parece que os responsáveis por escolherem personalidades destinadas a serem premiadas andam meio desinformados. Ou então andam faltando personalidades realmente merecedoras de prêmios e, por isso, qualquer um agora ganha o Nobel ou a prévia dessa honraria. O Brasil, presidido por Lula, é um dos quatro países mais violentos do mundo. Grupo que integra com a Colômbia, Rússia e Venezuela. Aqui, paz é uma palavra que passa ao largo do cotidiano das pessoas.
Se não consegue estabelecer a paz em seu próprio território, como Lula pode ser premiado por colaborar com a paz no mundo?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial